Abrasel abre inscrições para o Festival Gastronômico JF Sabor

10 Mai 23
Foi dada a largada para a 21ª edição do maior e mais antigo festival gastronômico de Juiz de Fora e região. O JF Sabor, promovido pela Regional zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ? Abrazel, chega à sua maioridade de cara nova e com o tema ?Identidade?. O período de inscrições começa nesta terça-feira, 9, e segue até 31 de maio através do site onde também está disponível o regulamento da competição.

Foi dada a largada para a 21ª edição do maior e mais antigo festival gastronômico de Juiz de Fora e região. O JF Sabor, promovido pela Regional zona da Mata da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ? Abrazel, chega à sua maioridade de cara nova e com o tema ?Identidade?. O período de inscrições começa nesta terça-feira, 9, e segue até 31 de maio através do site www.jfsabor.com, onde também está disponível o regulamento da competição. O público poderá se deliciar e votar em suas receitas favoritas entre os dias 1 de setembro e 1 de outubro.   

De acordo com a presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, a gastronomia mineira já representa 30% do atrativo turístico de Minas Gerais e o  tema ?Identidade? vem ao encontro de um processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas Gerais promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) - por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico.

?Nós mineiros somos diretamente ligados à culinária na alegria, na celebração, na forma acolhedora com que a gastronomia acolhe desde o café da manhã até o jantar, com uma mesa farta, um jeito de fazer que é só nosso, acompanhado de uma boa ?prosa? à mesa. Nossa gastronomia é nossa identidade, nosso patrimônio. 0s turistas já valorizam isso, e é essa valorização  que queremos ver refletida nas receitas que irão participar  do festival?,  ressalta Galil destacando que o JF Sabor já entrou nessa campanha através da nova identidade visual  do evento. ?Estamos de casa nova, com elementos da bandeira do estado e nossas montanhas no nosso logotipo. Queremos seguir em busca da modernidade, mas lembrando sempre de nossas raízes?.

 

 A competição

O festival é aberto a qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar, inclusive microempreendedores, que devem estar associados à Abrasel Zona da Mata para participar, podendo escolher se desejam ou não participar da modalidade competitiva do evento.  Os estabelecimentos associados poderão inscrever no máximo três receitas no festival, desde que inscrevam uma única receita por categoria.  

Este ano serão 10 categorias competitivas: cozinha Oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, drinks ou Coquetéis com Cachaça, self-service, sobremesas / confeitaria, petiscos/porções e prato principal. E pelo segundo ano consecutivo a Abrasel fomentará entre seus associados a criação de receitas voltadas para um público cada vez mais crescente que procura alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos ou vegetarianos em uma categoria não competitiva, mas que premiará todos os estabelecimentos que se dedicarem a esses preparos.

Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que avaliará a adequação ao tema; a criatividade; a harmonia/Sabor/ temperatura; a apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça. A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores.

Dados

?Nossa expectativa é tentar superar os resultados do festival de 2022, atraindo ainda mais clientes a provar o melhor da nossa gastronomia, E com produtos que agradem a todos os bolsos e paladares desde o café da manhã até o jantar?, afirma Francelle Galil.

Se acordo com pesquisa realizada pela Abrasel foram comercializados 19.185 pratos durante o JF Sabor 2022, o que representou incremento de 20% no faturamento em 90,7% das casas participantes e movimentação de R$1.123.230. Em 16,7% dos estabelecimentos participantes foi necessário fazer pelo menos uma contratação para atender à demanda gerada pelo Festival. Quanto ao delivery e take whay, 87% dos estabelecimentos registraram crescimento de até 20%, percentual de crescimento também registrado  no número de frequentadores nos estabelecimentos.