Começa nesta segunda-feira a avaliação técnica dos pratos do JF Sabor 2022

29 Ago 22
Um júri formado por 16 especialistas na áreade gastronomia avaliará 74 pratos de 49 estabelecimentos que participam da versão competitiva do JF Sabor 2022. As avaliações acontecem nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia nos dias 29,30 e 31 de agosto, 5 e 6 de setembro.

A partir desta segunda-feira, 29, expectativa é grande para 49 restaurantes que participam da versão competitiva do JF Sabor 2022 que começarão a ter seus pratos avaliados por uma banca de 16 jurados composta exclusivamente por professores do curso de gastronomia da UniAcademia, chefs de cozinha e influenciadores da área gastronomia. ?Vão chegar ao pódio nesta competição de sabores as receitas que ganharem o aval dos técnicos em gastronomia, se adequarem ao tema do festival Caminho novo: memórias e ainda conquistarem a preferência do público através da votação popular?, explica a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ? Abrasel/Regional Zona da Mata, Francele Galil. O evento será realizado nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia (Campus Academia, Rua Halfeld 1179, Centro), nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 5 e 6 de setembro.
De acordo com Francele Galil, a escolha de um juri eminentemente técnico é outra novidade na edição 2022 e tem por objetivo garantir a igualdade de condições para o julgamento de todos os pratos e estabelecimentos participantes da versão competitiva do JF Sabor. ?Toda a estrutura das bancas e critérios de avaliação foram desenvolvidos pelo curso de gastronomia da UniAcademia que está coordenando toda a logística envolvida na avaliação dos pratos e disponibilizando seus professore para compor o júri. Além dos professores convidamos outros chefes e especialistas, o que  garantirá uma avaliação técnica e isenta . Sem contar que é uma oportunidade de contato dos participantes com chefs altamente especializados e de referência em nossa região. E essa troca de experiências só fortalece nossa gastronomia e, consequentemente, nossa economia ?, argumenta Galil
?A parceria entre a Abrasel e o UniAcademia, através do JF Sabor, é sempre motivo de orgulho, pois são duas instituições com um objetivo em comum, que é o de profissionalizar e elevar cada vez mais a gastronomia na cidade. O UniAcademia, antigo CES/JF, tem o único curso superior de gastronomia da região. E o JF Sabor também ajuda a aprimorar o atendimento, a apresentação, a criatividade e sabor dos pratos oferecidos pelos bares e restaurantes participantes", ressalta o Reitor da instituição, Giovânio Aguiar.


Da avaliação
Cada um dos 74 pratos que entraram na versão competitiva em 11 categorias será avaliado por quatro jurados. Serão analisadas a Apresentação/Aparência (20 pontos); adequação ao tema/escolha dos ingredientes com valorização da presença de ingredientes regionais de produtores locais/regionais, ou agricultura familiar (20 pontos); Criatividade/relevância cultural(25 pontos ); e Harmonia/Sabor/temperatura (25 pontos ). O público participa da escolha através do site www.jfsabor.com avaliando o Sabor e a criatividade dos pratos (10 pontos). A votação está aberta até o dia 2 de outubro, data de encerramento do festival. Todas as notas somadas indicarão os três primeiros colocados em cada categoria, que serão revelados e receberão um troféu no evento de encerramento que será realizado em até 20 dias após o encerramento do festival.

Sobre o Festival
O JF Sabor Caminho Novo Memórias começou no dia 15 de agosto. É a 20ª Edição do evento promovido pela Abrasel Zona da Mata, que reúne 84 deliciosos pratos para serem degustados até 2 de outubro. Participam 58 estabelecimentos de gastronomia localizados em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont /Conceição do Formoso e São João Nepomuceno. Dez deles não participam da versão competitiva.
O tema de 2022 ?Caminho Novo: Memórias? remete à influência da Estrada Real no jeito de ser e cozinhar do povo mineiro. Aspectos da colonização portuguesa, do desbravamento de Minas Gerais, a literatura, o transporte do ouro, das pedras preciosas e os ingredientes comumente utilizados já naqueles tempos inspiraram as criações dos chefs de cozinha, especialmente preparadas para o JF Sabor 2022.