Confira os jurados da categoria Prato Principal

14 Set 23
A categoria mais disputada do JF Sabor. Os especialistas convidados pela Abrael, Dispropan e EnsinE vão avaliar 16 receitas.

Uma parceria firmada pela Abrasel Zona da Mata com a Dispropan e Faculdade EnsinE no JF Sabor Identidade está permitindo que as avaliações das receitas inscritas sejam realizadas nos estabelecimentos participantes. A coordenação do júri é assinada pelo Coordenador e Professor do Curso de Tecnologia em Gastronomia e professor da Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, Tibério Alfredo. “ Inserimos um novo conceito na avaliação com um júri essencialmente técnico com competência para jugar os pratos segundo critérios técnicos no campo da gastronomia”, ressalta Tibério. .

Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que avaliará a adequação ao tema; a criatividade; a harmonia/Sabor/ temperatura; a apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça.

A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores. O público tem acesso aos pratos e sistema de votação através do site www.jfsabor.com, onde avalia a apresentação e o sabor com notas de 0 a 5.





Tibério Alfredo
Coordenador do júri do JF Sabor. Coordenador e professor do Curso de Tecnologia em Gastronomia e da Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE.. Possui formação em Gestão de Turismo pela Universidade das Islas Baleares, na Espanha. BeerSommellier ABS e Sommellier de Vinhos ABS (Associação Brasileira de Sommelliers). Especialista na metodologia GASS de gestão de restaurantes. Atuou como Gerente Geral da Rede de Hotéis SOL. Foi coordenador do Curso de Gastronomia do CES JF.
 
Gabriel Bastos
Graduado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), com mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2010, fundou o restaurante Savoir-Faire e em 2020, a empresa de refeições coletivas Bem- Soluções Gastronômicas. Além dos dois empreendimentos, é chef consultor de grandes restaurantes da cidade. Gabriel também é professor em cursos de gastronomia desde 2012. Atualmente ministra a disciplina Técnicas Fundamentais, na faculdade Ensine.
 
Flavio Nehme Larivoir
"Connaisseur" de gastronomia, Flávio é Engenheiro e tem uma larga experiência como consumidor e apreciador da boa culinária, o que o motivou a se formar em gastronomia pelo CES. Montou uma cozinha para receber amigos e profissionais da área para troca de experiências gastronômicas. Seu foco é na cozinha clássica internacional associada à cozinha mineira. Sua pesquisa envolve panificação, carnes, vinhos e ingredientes regionais. É amante da cozinha de boteco harmonizada com uma boa cachaça.
Victor Costa
Professor na Escola Técnica de Gastronomia Plenarius desde 2018, Chef de cozinha e colunista social na RCWTV desde 2020. Defensor da culinária mineira e brasileira, sua experiência contempla vários setores da gastronomia, como restaurantes, buffet de eventos, shows e festivais.Valorizando nosso Terroir, busca fazer releituras de pratos que envolvem outras culturas, trazendo a identidade mineira para os mesmos.