Conheça os campeões do JF Sabor 2022

18 Out 22
A premiação aconteceu no Trade Hotel, nesta segunda-feira, 17 de outubro, onde foram conhecidos os vencedores das 10 categorias competitivas do evento que reuniu 45 estabelecimentos e 69 receitas. O Frango Du Francisco tornou-se bicampeão do JF Sabor ao conquistar o primeiro lugar na categoria Pratos para Compartilhar.

De acordo com a proprietária Neide Mendonça, "o prato Bate Volta de Riquezas é fruto de muita pesquisa. Estudamos o tema, valorizamos os ingredientes locais e o resultado do nosso esforço veio: somos bicampeões", comemora.

Outro destaque da noite foi o Santo Antônio Supermercados - Rede Supermais, da cidade de Bicas, que faturou três prêmios na noite: os títulos  na categoria Lanches/Sanduíches com o  "Combinado Caipira" e na categoria  Sobremesas/Confeitaria com o "Rolinho das Gerais", além do segundo lugar na categoria quitandas , com o biscoito minuta Bem Caseiro.  Também de Bicas, a Raquel Pizzas faturou a primeira colocação com a pizza Tropical Mineira. 


O Sartoni Steakhouse ficou com o troféu Ouro na Categoria prato individual, com o O Cachaço. Já entre os restaurantes self service o Restaurante O Cachorrão faturou a primeira colocação com a Dobradinha Mineira. O Bar do Passarinho, que ficou em segundo lugar no ano passado na categoria Petiscos, faturou  o ouro em 2022 na categoria Porções/Entradas com a Costela do Barão.  


O Rústico's venceu na categoria Hambúrgueres com o Mineiro Uai! e na  categoria Quintandas o vencedor foi a Bom Brasileiro, com o Cascudinho Tropeiro. Já na categoria Drinks e coquetéis com cachaça o Joia da Rainha, do Restaurante Salvaterra, faturou o troféu de primeiro lugar.  


"A edição deste ano foi ainda maior que a do ano passado. Nós premiamos os três primeiros colocados, mas todos os participantes são vencedores. Cada um se empenhou para trazer o que de melhor a cozinha de nossa região pode oferecer e o resultado é claro: além de apresentarmos novos sabores no cardápio, o setor movimentou mais de R$1 milhão nos 48 dias de evento?, comemora a presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil.  


De acordo com dados da pesquisa realizada pela Abrasel junto aos estabelecimentos, foram comercializados 19.185 pratos durante o festival, o que representou incremento de 20% no faturamento em 90,7% das casas participantes e movimentação de R$1.123.230. Em 16,7% dos estabelecimentos participantes foi necessário fazer pelo menos uma contratação para atender à demanda gerada pelo Festival. Quanto ao delivery e take whay, 87% dos estabelecimentos registraram crescimento de até 20%, percentual de crescimento também registrado  no número de frequentadores nos estabelecimentos.


 Em 2022, toda a estrutura das bancas e critérios de avaliação da versão competitiva do evento foram desenvolvidos pelo curso de gastronomia da UniAcademia. Os vencedores tiveram que agradar ao público e um corpo de jurados formado por 16 professores do curso de gastronomia da UniAcademia, chefs de cozinha e influenciadores da área gastronomia que realizaram a degustação nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia.

    Somando a versão competitiva e não competitiva, o JF Sabor reuniu 58 estabelecimentos que apresentaram ao público 86 receitas entre 15 de agosto e 2 de outubro em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont /Conceição do Formoso e São João Nepomuceno


RESULTADO JF SABOR 2022


  MENÇÕES HONROSAS


VEGETARIANO/VEGANO: Japa Hall Sushi Bar: Japa Veg

VEGETARIANO/VEGANO: Bom Brasileiro: Baguete Do Cerrado

DIET: Padaria Manchester: Brigadeiro Romeu e Julieta FIT

COZINHA ORIENTAL: Japa Hall Sushi Bar: Trio Memórias

 

  QUITANDAS


1º LUGAR: Bom Brasileiro - Cascudinho Tropeiro

2º LUGAR: Santo Antônio Supermercados- Rede Supermais- Bem Caseiro

3º LUGAR: Padaria Pralis- Xamego da Vovó


  SANDUÍCHES/ LANCHES


1º LUGAR: Santo Antônio Supermercados - Rede Supermais- Combinado Caipira

2º LUGAR: Na Praça - Na Lata

3º LUGAR: Corvus Taverna Escandinava- UaiGnarok


  HAMBURGUER


1º LUGAR: Rústicu's- Mineiro Uai!

2º LUGAR: Carpub - Xangai

3º LUGAR: Bulky's Burger - Porquinho de Milhões




 PIZZAS


1º LUGAR: Raquel Pizza - Tropical Mineira

2º LUGAR: Pepper Pizza e Chopp: Ouro das Gerais

 3º LUGAR: Mazzolino pizzaria: Ouro Branco


 DRINKS OU COQUETÉIS COM CACHAÇA


1º LUGAR: Restaurante Salvaterra - Jóia da Rainha

2º LUGAR: Corvus Taverna Escandinava - Minasgard

3º LUGAR: Japa Hall Sushi Bar - Caipmel


  SOBREMESA/CONFEITARIA


1º LUGAR: Santo Antônio Supermercados- Rede Supermais- Rolinho das Gerais

2º LUGAR: Bom Brasileiro - Carolina de Minas

3º LUGAR: Sublime Ristorante- Derreta o ouro, descubra o tesouro


  PORÇÕES/ENTRADAS


1º LUGAR: Bar do Passarinho - Costela do Barão

2º LUGAR: Churrasqueira São Mateus: Carne de Sol e Pirão de Queijo

3º LUGAR: La Cueva de Cervantes : De Guimarães Rosa às Canastras das Gerais


  SELF SERVICE


1º LUGAR: Restaurante O Cachorrão- Dobradinha Mineira

2º LUGAR: Restaurante Trem da Terra - CassouIUAI - O Cassoulet Mineiro

3º LUGAR: Restaurante Soberano - Das Raízes à Coroa


  PRATO INDIVIDUAL


1º LUGAR: Sartoni Steakhouse - O Cachaço

2º LUGAR: Padaria Linda - Porquinho no Jardim Mineiro

3º LUGAR: Carminha Grill - Frango no ninho à moda da Carminha



  PRATOS PARA COMPARTILHAR


1º LUGAR: Frango Du Francisco - Bate e Volta de Riquezas

 2º LUGAR: Parrilla Bella Vista - Bela Cangaia

3º LUGAR: Asadero Costelaria - Caminho da Serra