Jurados da categoria Petiscos e porções

14 Set 23
Uma das categorias mais antigas do Festival e a segunda categoria com maior número de inscritos no JF Sabor Identidade. A coordenação dos jurados fica a cargo da Faculdade de gastronomia EnsinE/Dispropan

Uma parceria firmada pela Abrasel Zona da Mata com a Dispropan e Faculdade EnsinE no JF Sabor Identidade está permitindo que as avaliações das receitas inscritas sejam realizadas nos estabelecimentos participantes. A coordenação do júri é assinada pelo Coordenador e Professor do Curso de Tecnologia em Gastronomia e professor da Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da Faculdade EnsinE, Tibério Alfredo. “ Inserimos um novo conceito na avaliação com um júri essencialmente técnico com competência para jugar os pratos segundo critérios técnicos no campo da gastronomia”, ressalta Tibério. .

Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri especializado que avaliará a adequação ao tema; a criatividade; a harmonia/Sabor/ temperatura; a apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça.

A soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores. O público tem acesso aos pratos e sistema de votação através do site www.jfsabor.com, onde avalia a apresentação e o sabor com notas de 0 a 5.





Rodrigo Drumond
Graduado em Gastronomia pelo CESJF/PUC-MG, com MBA em Administração e Qualidade pela UNINTER . Professor do curso de formação profissional de CUMIM oferecido pelo PRONATEC e do curso de Gastronomia da Faculdade EnsinE nas disciplinas “Eventos , protocolos e cerimonial”, “Equipamentos e estruturas básicas de cozinha” e “Garde manger para eventos”. Atuou como gerente geral de produção da Fábrica de Doces Brasil, confeitaria com mais de 70 anos de tradição, e gerente de produção da rede de padarias Lisboa.
 
Renata Monti
Jornalista, doutora em Tecnologias da Comunicação pela UERJ e especializada em gastronomia. Trabalhou por sete anos na redação do jornal O Globo .Editora de conteúdo digital do Rio Gastronomia, um dos maiores eventos da categoria no país, realizado pela Editora Globo. É fundadora do blog Viagem Gourmet, em que faz avaliações e recomendações de bares, restaurantes e hotéis. É autora do livro “Tô Frito - Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha”, Editora Rocco, (2017)
 
Ana Paula Esteves
Conselheira da ABRASEL Zona da Mata/MG, é membro do Slow Food Brasil e da Federação Italiana de Chefs - FIC BRASILE. Formada o SENAC Juiz de Fora/MG, SENAC Pelourinho/BA e atualização Le Cordon Bleu - Academia das Artes Culinárias de Paris, Rio de Janeiro/RJ. Consultora SEBRAE MG, representante Emater no segmento Queijo Minas Artesanal Serras da Ibitipoca Chef proprietária do Restaurante Escola Oliva Bistrô, Consultoria e Capacitação Cozinha Brasileira e Cozinha Italiana, desde 2008.
Eduarda Chevitarese
Formada em gastronomia pela UniAcademia, com especialização em Boulangerie no Centro Europeu de Curitiba/PR. Pós-graduada em Nutrição, Alimentação Saudável e Empreendedorismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Proprietária e chef boulongerie na Padaria Alvéolos, em Miguel Pereira, RJ. Atuou em casa tradicionais em Juiz de Fora como a padaria artesanal Vó Sinhá, Maxi Pão e Restaurante Savoir Faire como padeira e cozinheira. Foi também sous Chef no Restaurante Casarão Chevi, em Santos Dumont.