Juri técnico finaliza avaliação dos pratos do JF Sabor 2022

05 Set 22
O JF Sabor 2022 encerra nesta terça-feira, 06, a segunda fase de avaliação técnica dos pratos que integram a versão competitiva do evento. Foram 22 restaurantes e 40 pratos avaliados em dois dias, por uma banca formada por quatro especialistas, entre professores do curso de gastronomia da UniAcademia, chefs de cozinha e influenciadores do setor.

Ao todo 74 pratos participam da competição em 11 categorias. As avaliações aconteceram nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia. "Pelo que já vimos na primeira fase de avaliações a disputa está acirrada em todas as categorias. Os participantes estão realmente aplicados em apresentar receitas cheias de sabor dentro da proposta de resgate histórico e afetivo", comemora a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel/Regional Zona da Mata, Francele Galil. Ela ainda destaca que toda a estrutura das bancas e critérios de avaliação foram desenvolvidos pelo curso de gastronomia da UniAcademia que está coordenando a logística envolvida na avaliação dos pratos e disponibilizando seus professores para compor o júri. "Pretendemos garantir oportunidade para que qualquer estabelecimento que participe tenha uma avaliação criteriosa e justa, valorizando o trabalho de cada um", 

argumenta Galil. 

De acordo com o professor do Curso de Gastronomia do UniAcademia e especialista em Gastronomia e Cozinha Autoral, Chef Yuri Feliciano, os participantes estão explorando bem a temática em suas criações dentro do tema estabelecido que é Caminho Novo-Memórias. "O tema é baseado em história e na nossa cultura gastronômica. Observamos muitas receitas que foram inseridos ingredientes específicos com resgate de técnicas antigas de nossa história alimentar. O saldo tem sido muito positivo, há maior preocupação na hora de criar os pratos a cada ano e aumento de interesse por parte do consumidor em ter uma carga cultural por trás do prato dentro do tema proposto", avalia.

A coordenadora do Curso de Gastronomia da UniAcademia e também jurada, Janaína Cardoso, destaca que a competição está equilibrada e que, modo geral, os estabelecimentos tentaram encontrar equilíbrio em suas receitas. "É uma característica do JF Sabor: tentar colocar uma coisa nova nos pratos sem sair do que o público já gosta. E continua havendo criação, criatividade, história e narrativa construída por trás dos pratos. A gente percebe isso na escolha dos insumos que são da nossa região, muitos trazendo traduções tanto da história de Minas quanto da gastronomia afetiva que vem da avó, da bisavó, valorizando nossa tradição gastronômica", ressalta.

O JF Sabor é um evento muito importante para a gastronomia local, pois além de incentivar novas criações, fomenta um movimento gastronômico que a cidade precisa resgatar. O que observamos no júri é que todos os participantes tentaram fazer o seu melhor e tiveram a coragem de participar, inovar e levar essa criações ao júri e ao público para avaliação dos clientes?, parabeniza o Chef Fábio Lessa, Mestre Confeiteiro e Chef Chocolatier que já teve oportunidade de trabalhar no consagrado hotel Copacabana Palace e ao lado de chefes consagrados como David Mansaud (2 estrelas Michelin pelo Le Maurice em Paris e tutor da chancela Alain Ducasse no Brasil) e Claude Troisgros.

Cada um dos 74 pratos que entraram na versão competitiva do JF Sabor é avaliado pela apresentação/aparência (20 pontos); adequação ao tema/escolha dos ingredientes com valorização da presença de ingredientes regionais de produtores locais/regionais, ou agricultura familiar (20 pontos); 

criatividade/relevância cultural (25 pontos ); e harmonia/sabor/temperatura (25 pontos ). 

O público participa da escolha através do site www.jfsabor.com avaliando o sabor e a criatividade dos pratos (10 pontos). A votação está aberta até o dia 2 de outubro, data de encerramento do festival. Todas as notas somadas indicarão os três primeiros colocados em cada categoria, que serão revelados 

e receberão um troféu no evento de encerramento que será realizado em até 20 dias após o encerramento do festival.


Sobre o Festival 

O JF Sabor Caminho Novo Memórias começou no dia 15 de agosto e movimenta a gastronomia local até dia 2 de outubro. É a 20ª Edição do evento promovido pela Abrasel Zona da Mata, que reúne 84 deliciosas receitas. Participam 58 estabelecimentos de gastronomia localizados em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont /Conceição do Formoso e São João Nepomuceno. Dez deles não participam da versão competitiva. 

O tema de 2022 "Caminho Novo: Memórias" remete à influência da Estrada Real no jeito de ser e cozinhar do povo mineiro. Aspectos da colonização portuguesa, do desbravamento de Minas Gerais, a literatura, o transporte do ouro, das pedras preciosas e os ingredientes comumente utilizados já naqueles tempos inspiraram as criações dos chefs de cozinha, especialmente preparadas para o JF Sabor 2022.