Vai começar o JF Sabor Caminho Novo- Memórias

12 Ago 22
Seja bem vindo a um novo caminho de sabores em 2022

A partir da próxima segunda-feira, 15 de agosto, a 20ª Edição do JF Sabor promete agitar Juiz de Fora e região. O público pode se preparar para maratonar: são 84 deliciosos pratos para serem degustados em 48 dias até o enceramento do Festival, em 02 de outubro. Participam 58 estabelecimentos de gastronomia localizados em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont /Conceição do Formoso e São João Nepomuceno.

O tema de 2022 "Caminho Novo: Memórias" remete à influência da Estrada Real no jeito de ser e cozinhar do povo mineiro. Aspectos da colonização portuguesa, do desbravamento de nossas Minas Gerais, nossa literatura, o transporte do ouro, das pedras preciosas e os ingredientes comumente utilizados já naqueles tempos inspiraram as criações dos chefs de cozinha, especialmente preparadas para o JF Sabor 2022. E na descrição dos pratos participantes já é possível verificar que muitos trouxeram receitas de família para compartilhar com seus clientes.

Trilhando novos caminhos, pela primeira vez na história do festival restaurantes "self service" competem em uma categoria própria, assim como o setor de panificação que disputa a categoria "quitandas". Outras nove categorias integram o JF Sabor 2022: prato individual, prato pra compartilhar, cozinha oriental, drinks preparados com cachaça, sanduíches e lanches, hambúrgueres, pizzas, porções /entradas e sobremesas/confeitaria.


O evento é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Regional Zona da Mata (Abrasel ZM), e segundo sua presidente, Francele Galil, as mudanças vêm acontecendo para tornar o Festival cada vez mais diverso, inclusivo e atrativo para os empreendedores e seus clientes. "Este ano há pratos vegetarianos, veganos e diets. Entre os participantes contamos com o Procopão - que é um restaurante tradicional da cidade e que participou de todas as edições do JF Sabor até aqui" e o Will Sanduíches, uma barraquinha de sanduíches localizada na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Floriano Peixoto. Supermercados entraram na competição com suas padarias, os restaurantes de comida oriental voltaram a competir. Enquanto Abrasel é importante verificar essa diversidade, porque a instituição é para todos que trabalham com alimentação fora do lar e trabalha para incrementar a frequência e faturamento no setor, além de propiciar ao cidadão maior acesso ao que de melhor a gastronomia local pode oferecer", comemora.

 JF Sabor em números

A edição de 2022 já começa superando a do ano passado, registrando crescimento de 34,88%, em relação ao número de casas participantes (em 2021 eram 43, agora são 58) e de 58,62% no número de receitas (43 no ano passado e 84 este ano). Somente na edição de 2021 foram comercializados mais de 15 mil pratos, e em mais de 70% dos restaurantes houve acréscimo de até 20% no número de clientes e no faturamento. Ainda em 2021, 35,52% dos estabelecimentos fizeram pelo menos uma contratação de pessoal para suprir o aumento da demanda e o serviço de delivery teve incremento de até 20% em 71% casas participantes.


"Em 2022, com a situação da pandemia mais controlada, a expectativa é que alcancemos percentuais ainda maiores. O setor não só é um dos que mais emprega no país, como tem um enorme potencial na geração de postos de trabalho, principalmente no que se refere às oportunidades de primeiro emprego e à absorção de mão de obra não especializada. E o Festival também cumpre seu papel neste sentido",  afirma Galil.


A escolha dos vencedores

A escolha do melhor prato em cada categoria passará pela avaliação de um júri especialmente composto para avaliar as preparações em uma degustação de julgamento a ser realizada nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário Uniacademia, ao final da competição. Mas o público tem papel fundamental na disputa Os clientes poderão avaliar seus pratos favoritos apontando a câmera para o QR Code que receberão junto com seu pedido e também estará disponível no restaurante participante. O QR Code levará o consumidor direto para o site www.jfsabor.com onde ele deverá criar um login e senha para avaliar os pratos que saborear nos quesitos sabor e a criatividade. A soma das notas do público e dos jurados apontará os vencedores do JF Sabor 2022.