O Festival

JF Sabor

O "JF Sabor" é o segundo festival mais antigo de Minas Gerais, promovido pela ABRASEL Zona Da Mata. Teve início em 2001e a cada ano reafirma seu caráter democrático, reunindo empresas e empreendedores de diversos portes do ramo de gastronomia. O público tem 48 dias para se deliciar com iguarias exclusivas criadas de acordo com o tema escolhido anualmente. O evento tem caráter competitivo, divulga a cultura gastronômica e incrementa a frequência e faturamento no setor.

A edição de 2022 será realizada entre os dias 15 de agosto e 2 de outubro com o tema "Caminho Novo: Memórias". E já começa superando a do ano passado, registrando crescimento de 34,88%, em relação ao número de casas participantes (em 2021 eram 43, agora são 58) e de 58,62% no número de receitas (43 no ano passado e 84 este ano).

Somente na edição de 2021 foram comercializados mais de 15 mil pratos, o que representa mais de R$719 mil gerados pelo trabalho desenvolvido exclusivamente para o festival. A Abrasel Zona da Mata registrou aumento no faturamento em até 20% em 76,3% dos estabelecimentos participantes. Também foi registrado aumento de 20% no número de clientes em 73,8% dos restaurantes. Dos 43 estabelecimentos, 35,52% fizeram pelo menos uma contratação de pessoal para suprir o aumento da demanda e o serviço de delivery teve incremento de até 20% em 71% casas que integraram o JF Sabor 2021.

A escolha dos vencedores

A escolha do melhor prato em cada uma das 11 categorias disputadas em 2022 passará por um júri especialmente composto para avaliar as preparações em uma degustação de julgamento a ser realizada nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário Uniacademia, ao final da competição.

Mas o público tem papel fundamental na disputa. Você poderá Avaliar seus pratos favoritos apontando a câmera para o QR Code que receberá junto com seu pedido e também estará disponível no restaurante participante. O QR Code te trará direto aqui para o site onde você deverá fazer um breve cadastro criando seu login e senha para avaliar os pratos nos quesitos sabor e a criatividade. A soma das notas do público e dos jurados apontará os vencedores do JF Sabor 2022.